História:
A série football manager surgiu após o termino do contrato de desenvolvimento entre a Sports Interactive e a Eidos Interactive em 2004 que juntas assumiam o título de outro jogo, o championship manager. Com o fim da parceria, a Eidos Interactive manteve a patente do nome, championship manager, e a Sports Interactive a patente do código fonte e a base de dados do jogo.
Em 2005 a Sports Interactive lançava sua versão do championship manager sob o nome de Football Manager 2005, que se tratava na verdade do mesmo championship manager com outro nome e melhorias que o diferenciavam de seu antecessor.
Em 2006, após o fiasco da nova versão do championship manager, o Football Manager se firmou de vez no mercado, se tornando o principal título do gênero.
O jogo:
No Football Manager, o jogador assume o papel de um técnico (chamado de manager pelos adeptos do jogo) de uma equipe de futebol e todas as sua responsabilidades. As possibilidades de interação disponíveis no jogo são vastas e vão desde um um simples comentário a imprensa antes de um clássico, passando pela elaboração de táticas e sistemas de treinos até o triunfo em um dos diversos campeonatos existentes no jogo, entre eles: Campeonatos estaduais brasileiros (todos), Brasileirão (1ª, 2ª e 3ª divisões), Campeonato Espanhol (1ª Liga, Liga BBVA e 2ª divisão B), Campeonato Italiano (Serie A, B, C1 e c2), Copa Libertadores da América, Liga dos Campeões, Copa da UEFA e muitos outros, além das copas de cada país, como: Copa do Brasil, Copa da Inglaterra e Copa do Rei e campeonatos de seleções como: Copa do Mundo, Copa América, Eurocopa e Jogos Olímpicos.
A base de dados do jogo reúne clubes, seleções, jogadores e técnicos reais dos 5 (cinco) continentes, entre grandes estrelas e completos desconhecidos, tudo graças a uma grande rede de colaboradores em todo o mundo que enviam informações para Sports Interactive.